Baja TT Montes Alentejano ESC Online no regresso do CNTT

Por a 23 Fevereiro 2023 16:52

Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno
Baja TT Montes Alentejanos ESC Online
24 a 26 fevereiro

124 inscritos e campeões com projetos de mudança

A Baja TT Montes Alentejanos ESC Online, prova de abertura da temporada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, começa já no próximo fim-de-semana e a qualidade da lista de inscritos faz antever um campeonato extremamente competitivo. Estão inscritos 124 pilotos repartidos por 51 motos, 14 quad e 59 SSV numa prova onde as novidades serão particularmente atrativas.

António Maio com moto de Rally, mas não em Beja
Nas duas rodas, e depois de mais um título conquistado por António Maio, é de prever uma animada luta pelo título. O piloto da Yamaha vai apostar na sua moto de Rally, mas em Beja ainda vai correr com a tradicional 450. Martim Ventura em Yamaha, Micael Simão em GasGas, Gustavo Gaudêncio em Honda, Daniel Jordão e Miguel Castro em Husqvarna são nomes a considerar para a disputa dos primeiros lugares. David Megre de Kawasaki, depois de 20 anos em KTM, é uma das novidades da temporada que regista ainda Fábio Magalhães em Honda, mas a disputar a Classe TT3, João Duarte de Honda na Classe TT1 e Tomás Dias de Fantic na Classe TT3. Outros nomes a considerar são os dos irmãos Gonçalo e Salvado Amaral ambos em Honda o primeiro na Classe TT2 e o irmão mais velho na Classe TT1, Bernardo Megre numa KTM TT1, Arcélio Couto em Honda, mas a disputar a Classe TT3. A nova Classe Trail apenas conta com Bruno Borrego na lista de inscritos, no entanto.

António Maio

João Vale de Can-Am nos Quad
Nos Quad o campeão mudou de marca e vai competir aos comandos de um Can-Am Renegade XXC e é grande a expectativa para se perceber o que poderá fazer João Vale com a sua nova moto contra as competentíssimas Yamaha que nos últimos anos têm dominado nesta disciplina. A resposta será dada, entre outros, pelos três pilotos que secundaram o campeão nacional em 2022: Fernando Cardoso, Luís Fernandes e o jovem Rafael Carvalho. Outra novidade prende-se com a estreia no CNTT do jovem Rodrigo Alves, campeão da Mini Baja. Outros nomes a considerar são os de Fábio Ferreira de ATVRacing e Daniel Santos em Yamaha.

João Vale

Gonçalo Guerreiro defende o título … de Polaris
Também nos SSV o campeão nacional mudou de marca e Gonçalo Guerreiro está apostado em defender o título aos comandos de um Polaris PRO R inscrito como piloto oficial do construtor americano. Em Beja apresentam-se todos os restantes vencedores de provas do ano passado: Nelson Caxias, Roberto Borrego e João Monteiro. A estes fortíssimos concorrentes deveremos acrescentar os nomes de Pedro Santinho Mendes, Luis Cidade, Helder Rodrigues, Herlander Araújo e Wilson Galo, tudo pilotos que já demonstraram no passado serem capazes de lutar por vitórias.

Gonçalo Guerreiro

A Baja TT Montes Alentejanos regista ainda a participação do consagrado Rui Madeira, sempre acompanhado pelo carismático Nuno Rodrigues da Silva e o regresso às competições de Nuno Inocêncio um piloto com provas dadas no TT Auto. Outros nomes a considerar são os de Marco Pereira, Paulo Rodrigues, Arnaldo Monteiro, Avelino Luís e Pedro Ferreira, todos em CanAm e Tiago Guerreiro num Polaris. No campeonato Stock destaque para o campeão Nelson Saramago em Polaris e para o ex-campeão nacional absoluto Rui Serpa em Can-Am.

Campeonato de Equipas promete grande animação
Envolvendo desde o ano passado pilotos das três disciplinas o campeonato de equipas foi dominado em 2022 pela JB Racing, com a equipa Sharish Gin/South Racing em 2º lugar e a SGS Car Racing na 3ª posição. Sendo um tema em aberto até à derradeira hora é de aguardar a recomposição das equipas para a nova temporada para perceber o seu potencial face à disputa do título em 2023.
A Baja TT Montes Alentejanos Esc Online marca o arranque da temporada e disputa-se de 24 a 26 de fevereiro. A operacionalidade da prova terá lugar no Pavilhão Multiusos – Parque de Feiras e Exposições de Beja. A competição tem início na sexta-feira, com o prólogo de 7,26 km. No sábado os pilotos terão pela frente o primeiro setor seletivo (1ª etapa) de 145,50 km que se repetirá no dia de domingo (2ª etapa). No total serão 370 quilómetros dos quais quase 300 serão disputados ao cronómetro.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *