Baja TT Sharish Gin Reguengos Mourão animou Alentejo

Por a 30 Setembro 2022 15:02

Martim Ventura (Moto), Luís Fernandes (Quad) e João Monteiro (SSV) vencem prova alentejana
António Maio (Moto), João Vale (Quad) já são campeões

Martim Ventura em Yamaha nas motas, Luís Fernandes, também em Yamaha, nos quad e a dupla João Monteiro/Nuno Morais, em Can-Am foram os grandes vencedores da Baja TT Sharish Gin Reguengos Mourão, sexta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-terreno 2022 que se disputou em pistas dos concelhos de Reguengos, Redondo e Mourão.
Com 170 pilotos à partida distribuídos por Motos, Quads, SSV e a muito participada classe Hobby para a qual concorre o Troféu destinado aos pilotos locais que este ano se estendeu a Mourão, a prova organizada pela secção de motorismo da SAR preparou para a sua 34ª edição uma competição distribuída por três dias e um total de 360 km cronometrados. Às tradicionais pistas do concelho de Reguengos de Monsaraz juntaram-se agora 40 km de troços muito rápidos em Mourão onde teve também lugar o prólogo com o qual arrancou esta competição.

João Monteiro

SSV
Vitória de João Monteiro e título adiado para Portalegre
A Baja TT Sharish Gin arrancou com a dupla Luís Cidade/Pedro Mendonça a obter a melhor marca gastando menos 2,9s que do jovem piloto Gonçalo Guerreiro. Luís Portela Morais foi o 3º mais rápido e surpreendentemente o 4º tempo para o ex-campeão nacional Rui Serpa num Can-Am Stock. Herlander Araújo fechou o Top 5.
No dia seguinte em SS1 a dupla João Monteiro/Nuno Morais, em Can-Am averbou o melhor tempo ao gastar 2h29m26 para percorrer os 175 km de troço assumindo a liderança da prova alentejana, com uma vantagem 1m08s. Pedro Santinho Mendes foi o 2º mais rápido e ascendeu a essa posição na classificação geral à frente da dupla Luís Cidade/Pedro Mendonça e de Gonçalo Guerreio, que liderava entre os Juniores. Os quatro estavam então separados por 1m40s. David Rodrigues ocupava a 5ª posição depois de Herlander Araújo que figurava nesse lugar ter sido penalizado por ter sido registado diversas vezes acima do limite de 140 km/h velocidade máxima permitida por regulamento para estes veículos.
No derradeiro dia de prova Pedro Santinho Mendes piloto JB Racing foi o mais rápido, mas a vitória no troço não foi suficiente para afastar a dupla João Monteiro/Nuno Morais da equipa SHARISH GIN/SOUTH RACING, da primeira vitória nesta temporada. Os dois ex-campeões nacionais terminaram separados por 40,7s. Este troço final de 175 km viu Gonçalo Guerreiro ser o 3º mais rápido e terminar no derradeiro lugar do pódio da classificação geral da prova alentejana à frente da dupla Roberto Borrego/Nuno Abrantes que em SS2 ficou a escassos 7,1s de Pedro Santinho Mendes. Gonçalo Guerreiro venceu entre os Juniores e reduziu a diferença que o separa do campeão nacional na luta pelo título desta temporada que será definido na Baja Portalegre 500. Roberto Borrego por seu lado recuperou do 8º lugar que ocupava no final de SS1 e com o 4º lugar minimizou o que perdeu para o seu direto adversário.
Com Luís Cidade a ser forçado a abandonar devido a problema de caixa de velocidade e David Rodrigues igualmente fora de prova, Marco Pereira navegado por Eurico Adão levou o Can-Am ao 5º lugar e triunfou entre os veteranos. 6º lugar para um sempre muito rápido Luís Portela Morais em preparação para voos mais altos no plano internacional. Posições seguintes para dois veteranos: Nuno Fontes e Arnaldo Monteiro aqui acompanhado por João Dias. Encerraram o Top 10 as duplas Emanuel Luz com Soraia Chambel e André Rodrigues com Ricardo Porto Nunes. Emanuel Luz vindo do Trial está a dar os primeiros passos no CNTT enquanto a experiente dupla que já venceu entre outros a Taça Yamaha, conseguiu em Reguengos a vitória entre os que disputavam a Taça da Europa de Bajas.
A dupla Rui Serpa/Nuno Guilherme que se havia destacado no prólogo continuou em excelente plano e o ex-campeão nacional levou o Can-Am à vitória na Classe Stock. Vitória também para Dorothee Ferreira entre as senhoras e para a dupla Duarte e Nuno Silva, triunfou na Categoria TT2. Esta dupla, filho e pai, inscrita pela Franco Sport foi ainda a vencedora da Taça Yamaha YXZ 1000R impondo-se ao par Octávio e Miguel Martins igualmente inscritos pela Franco Sport a quem o 2º lugar deu o título desta temporada. O pódio desta competição completou-se com Vitor Domingos.

António Maio

MOTOS
Martim Ventura vence António Maio é campeão
Martim Ventura conquistou o seu primeiro triunfo absoluto em provas do CNTT tendo sido o mais rápido tanto no prólogo como nos setores seletivos de 175 km disputados nos dois dias seguintes. Venceu ainda nas Classe TT2 e Júnior. O campeão António Maio em Yamaha travou animado duelo com o jovem Martim Ventura, mas o 2º lugar a 2m03s permitiu ao piloto conquistar pela sétima vez consecutiva o título de campeão nacional absoluto. Notável o 3º lugar conquistado por Miguel Castro, em KTM, piloto que esteve desde o princípio da corrida na luta pelas primeiras posições. Foi o primeiro pódio da sua muito curta carreira que promete vir a ser recheada de bons resultados. Outro piloto em destaque foi Micael Simão (Gas Gas) que depois do triunfo absoluto em Loulé se sagrou antecipadamente Campeão Nacional na classe TT3 onde obteve mais uma vitória incontestada e o 4º lugar da classificação geral. Com uma nova máquina que o deixou muito satisfeito, Daniel Jordão em Husqvarna fechou o Top 5.
Excelente seria também ao longo de toda a prova a prestação do jovem piloto de Reguengos Tomás Dias. Aos comandos de uma Gas Gas foi 6º da geral, venceu a Classe Promoção destinada aos pilotos que estão a fazer o CNTT pela primeira vez e foi segundo entre os juniores. Fábio Magalhães em Honda foi outro dos pilotos que se sagrou antecipadamente Campeão Nacional. Conquistou uma vitória muito suada na classe TT1 e alcançou o 7º lugar absoluto. 8º lugar para o jovem João Duarte em Fantic que chegou a liderar a classe TT1 vindo a terminar a 1m18s de Fábio Magalhães. Fernando Ferreira também em Fantic em 9º lugar da geral completou o pódio da classe TT1. Filipe Fragoso em Kawasaki encerrou o Top 10 desta prova sendo o 4º TT1. Posições seguintes para David Megre em KTM e Carlos Cardoso em Suzuki com Paulo Santos em Honda a vencer entre os Veteranos e a ser 2º da Classe TT3.

João Vale

QUADS
Luis Fernandes vence João Vale é campeão
Triunfo de Luis Fernandes, de regresso às competições depois do acidente que sofreu na Baja Oeste. O vice-campeão nacional aos comandos de uma Yamaha começou por vencer o prólogo foi 2º em SS1 e terminou a corrida com uma vantagem de 4m27s para o 2º classificado. O segundo lugar obtido por João Vale e sexta subida ao pódio nesta temporada permitiu-lhe sagrar-se antecipadamente campeão nacional. Fernando Cardoso também em Yamaha terminou a corrida fechando o pódio depois de ter sido o mais rápido em SS1. Venceu a classe promoção da qual já é antecipadamente campeão. 4º lugar para Fábio Ferreira aos comandos de um ATVRacing sempre muito consistente ao longo da corrida. Luis Pimenta em Moto Star fechou o Top 5 da geral e triunfou na classificação destinada à Taça da Europa de Bajas. Luís Cabrita aos comandos de uma KTM completou esta Baja na 6ª posição sendo ainda o 2º classificado da Classe Promoção.

Luís Fernandes

O madeirense Nuno Correia continua em franca ascensão no CNTT e em Reguengos de Monsaraz o piloto levou a sua Suzuki ao 7º lugar e 2ª posição de entre os que disputaram a Taça da Europa de Bajas. Carlos Reguinga colega de equipa do vencedor venceu entre os veteranos ao levar a sua Yamaha até ao 8º lugar final. João Malhoa Santos e José Anselmo, ambos em Yamaha e pilotos da Classe Promoção, encerraram o Top 10. Nas posições seguintes Marco Pedroso e Carlos Ferreira encerram o pódio da Classe Veteranos. Destaque para Vera Cabrita que na sua primeira abordagem ao CNTT continua a impressionar terminando todas as provas.
O Campeonato regressa entre os dias 27 e 29 de outubro para disputar a Baja Portalegre 500 que será a derradeira jornada do CNTT 2022.

Classificação do CNTT após 6 provas
Moto: 1º António Maio (Yamaha), 131 pontos; 2º Martim Ventura (Yamaha), 98; 3º Micael Simão (GasGas), 93; 4º Fábio Magalhães (Honda), 67; 5º Daniel Jordão (Husqvarna), 62; 6º Gustavo Gaudêncio (Honda), 60.
Quad: 1º João Vale (Yamaha), 145 pontos; 2º Fernando Cardoso (Yamaha), 99; 3º Rafael Carvalho (Yamaha), 69; 4º Luís Fernandes (Yamaha), 58; 5º Luís Cabrita (KTM), 50; 6º Ricardo Rodrigues, 43.
SSV: 1º Roberto Borrego (Can-Am), 101 pontos; 2º Gonçalo Guerreiro (Can-Am), 93; 3º João Monteiro (Can-Am), 81; 4º Nelson Caxias (Can-Am), 70; 5º Pedro Santinho Mendes (Can-Am), 58; 6º Sebastien Guyette (Can-Am), 46.
Equipas: 1º JB Racing, 250 pontos; 2º Sharish Gin/South Racing, 201; 3º SGS Car Racing, 176; 4º Racestars Racing/TSMotorRacing, 151; 5º Team Bianchi Prata Honda, 111; 6º Rio Seco Racing e AlentejoOffRoad School, 103; 8º Team Arnaldo Martins/Gallos-Group/Goldspeed, 95; 9º Santag Racing Team/JPR Motors, 83; 10º Benimoto Racing, 73.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *