André Rodrigues vence Taça Yamaha YXZ 1000R na Baja Oeste de Portugal e é campeão open em 2021

Por a 19 Outubro 2021 16:24

A Taça Yamaha YXZ1000R, competição que se realiza a par do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno Road to Dakar, cumpriu na Baja Oeste de Portugal, que se disputou este fim-de-semana, a sua última jornada antes da grande Superfinale Europeia que se discute na Baja Portalegre 500. Nesta prova a dupla formada por André Rodrigues e Ricardo Porto Nunes triunfou o que lhe permitiu vencer pelo terceiro ano consecutivo a Taça Yamaha YXZ1000R na classe Open.

Luís Caseiro

Francisco Palmela por sua vez, apesar de não ter participado na Baja Oeste de Portugal, é o Campeão Stock desta temporada e por este motivo vai ser o representante português na Superfinale Europeia que vai contar com a presença de pilotos de Espanha, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, países onde também se realiza esta competição monomarca projetada pela Yamaha Motor Europa para os veículos YXZ1000R.

Uma vez que este ano a Superfinale Europeia é apenas aberta aos pilotos da classe stock, a Yamaha Motor Europa criou também a YXZ1000R Challenge, que se cumpre também na Baja Portalegre 500, um desafio em que qualquer piloto inscrito com um Yamaha YXZ1000R pode participar independentemente da classe ou se realizou a temporada completa da Taça.

Mário Franco

Nesta Baja Oeste de Portugal, a Taça Yamaha YXZ1000R assistiu mais uma vez a uma disputa muito animada pela primeira posição contando com uma constante troca de líderes ao longo das especiais realizadas: Mário Franco foi o mais rápido no prólogo e após SS1 passou Luís Caseiro para a frente. No entanto, seria André Rodrigues a vencer depois de ter passado para a frente da corrida em SS2.

André Rodrigues, apesar de ter os mesmos pontos que Luís Caseiro, acaba por ser campeão uma vez que, de acordo com os regulamentos da Federação de Motociclismo de Portugal, em caso de empate vence o piloto que tiver a melhor prestação na última prova realizada.

Para a Yamaha Motor Portugal esta última jornada foi muito bem disputada e preparam já afincadamente a grande festa que será a Superfinal Europeia da Yamaha YXZ1000R: “É com grande satisfação que, após a conclusão de mais uma edição nacional da nossa competição monomarca, a YXZ1000R Cup está de regresso a Portugal para a sua SuperFinale Europeia. Portalegre volta a receber o culminar de mais uma época, sendo nosso orgulho ter novamente toda família Yamaha YXZ1000R reunida no nosso país para esta celebração”.

A Baja Portalegre 500 encerra a temporada desportiva do CNTT Road to Dakar 2021. A mítica prova alentejana, organizada pelo Automóvel Clube de Portugal realiza-se entre os dias 28 e 30 de outubro.

Classificação final após quatro provas:
Classe Open: 1º André Rodrigues 70 pontos 2º Luís Caseiro 70 pontos;
Classe Stock: 1º Francisco Palmela 75 pontos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *