O melhor campeonato de TT da Europa regressa no Pinhal

Por a 11 Setembro 2020 15:10

Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2020

Baja TT do Pinhal

12 e 13 de setembro

134 inscritos em jornada alargada ao Mundial e Europeu de Bajas

Seis meses depois da última corrida de todo-o-terreno disputada em Portugal, Vila Velha de Rodão vai receber a caravana do CNTT para o regresso das competições numa temporada marcada pela pandemia do Covid 19. Uma jornada que acrescenta à competição nacional a inclusão na Taça do Mundo FIM de Bajas e Campeonato Europeu de Bajas abertas a Motos, Quads e agora também agora SSV. De regresso está também a Taça Yamaha YXZ1000R a única competição monomarca que se mantém ativa este ano. Também o desafio Road to Dakar para os SSV está de regresso, ele que tem como prémio uma inscrição para o Dakar 2021.

Novidades e regressos

Com uma excelente lista de 134 participantes a jornada beirã organizada pela Escuderia Castelo Branco conta com algumas novidades deveras interessantes. Nas motos realce para a presença da equipa oficial da Hero com a estreia de Sebastian Bühler e ainda do indiano CS Santosh. Nos SSV destaque para as estreias do Polaris PRO XP tendo como piloto o ex-campeão nacional Rui Serpa e para a máquina construída por Fernando Santos, sendo o Can-Am da Extreme Raid pilotado pelo consagrado Henrique Nogueira. Destaque ainda para o facto de serem 11 as diferentes nacionalidades com pilotos provenientes de quatro continentes: Portugal, Espanha, França, Itália, India, Polónia, Chile, Brasil,República Checa, Qatar e Angola.

De entre os regressos de referir o de Pedro Bianchi Prata nas duas rodas, o de Ruben Alexandre nos Quad, enquanto nos SSV surgem na lista de inscritos os nomes de Ruben Faria, a campeã de ralis Inês Grancha a navegar o marido Pedro, o piloto auto Pedro Ferreira, o veterano Mário Ferreira.

Muitos candidatos às vitórias

A competição destinada aos SSV é tradicionalmente aquela em que a lista de candidatos ao triunfo é mais extensa. Em Góis, a única prova disputada para o CNTT de 2020, o pódio contou com o campeão Pedro Santinho Mendes seguido de João Dias e Nelson Caxias. Para além desta prova disputou-se ainda a Taça de Portugal em Beja que teve como vencedor João Monteiro na altura seguido de Pedro Carvalho e João Dias. Já em Santiago do Cacém, na estreante e extracampeonato Baja TT ACP, o vencedor foi Luis Cidade com Lourenço Rosa e Mário Franco a partilharem o pódio. Por último no Test Day TT, com o qual se fez o primeiro teste competitivo pós Covid 19, o mais rápido foi João Dias seguido de Luís Cidade e Pedro Carvalho.

Pedro Santinho Mendes

Esta mostra de resultados dá para ter uma noção dos principais candidatos às vitórias. Aos nomes citados deveremos acrescentar os de Beto Borrego, Vítor Santos, Gonçalo Guerreiro e Nuno Fontes. À exceção de Mário Franco, que mantém a sua forte aposta no Yamaha, todos os restantes pilotam o excelente Can-Am Maverick X3.

Uma referência especial para dois jovens que estão a dar os primeiros passos, mas cujo andamento já mostrou ser de excelência, falamos de Rui Carneiro (que passou pelo comando em Beja) e Alexandre Pinto.

Nos Quad, Luís Engeitado terá de novo como adversário Luís Fernandes que com ele partilhou o pódio em Góis aos quais se junta um rapidíssimo Ruben Alexandre que, como já referimos, está de regresso às competições.

Luís Engeitado

Já nas motos o leque de candidatos é igualmente bastante extenso pese o facto de o campeão nacional e já este ano vencedor da Taça de Portugal, Daniel Jordão ter já terminado a sua temporada na sequência de uma queda nos treinos para esta corrida. Tinha subido ao pódio em Góis juntamente com os consagradíssimos António Maio e Mário Patrão. Sebastian Bühler será agora o grande adversário a quem se juntam os nomes de Martim Ventura, Salvador Vargas, o mais rápido no Test Day, o campeão CNRR Bruno Santos e o regressado David Megre vencedor da Baja ACP. A dar os primeiros passos no CNTT, Micael Simão que trabalha com Ruben Faria é um nome a ter em conta para a disputa das primeiras posições.

António Maio

Competições internacionais

Com uma Taça do Mundo FIM de Bajas que compreende para além do Pinhal, a Baja Portalegre, a Baja do Dubai e um Campeonato Europeu de Bajas que inclui ainda a Baja TT Idanha e a Baja Extremadura (Badajoz) os pilotos portugueses terão grandes hipóteses de discutirem entre si os títulos. Foram muitos os que fizeram o upgrade da sua licença desportiva e estão inscritos para mais este desafio como poderão verificar nas listas de inscritos.

Taça YXZ1000R

Está de regresso num formato que apenas comtempla uma classificação aberta a todos os inscritos. De salientar que em 2019 André Rodrigues tinha triunfado na Classe Open e Eric Steichen na muito competitiva classe Stock.

Promoção Jovem

Numa iniciativa para Motos e Quads levada a cabo pela A2 Comunicação, promotora do CNTT com o apoio dos clubes organizadores, da Anube e da FMP os jovens até aos 21 anos sem participações anteriores no CNTT bem as senhoras, independentemente da idade e antecedentes, estarão até ao final do ano isentos de pagamento de taxa de inscrição desde que se comprometam a participar num número mínimo de provas (três das quatro que faltam disputar). A Baja TT do Pinhal regista oito jovens pilotos nas motos, dois nos quad e três nas senhoras.

Senhoras com forte participação

Destaque para a elevada participação feminina. Aos nomes de Bruna Antunes, Inês Godinho e Janaina Sousa juntam-se os das espanholas Sara Garcia e Rosa Romero nas motos e da checa Olga Rouková que estiveram no Dakar2020. A checa Nelly Caisová, que em 2019 participou na Mini Baja, ascendeu agora ao escalão Superior onde estará também a sua jovem compatriota Katerina Siruckova. Nos SSV, onde a francesa Dorothee Ferreira se mantém como a única piloto, participam mais cinco senhoras como navegadores.

Equipas muito ativas e regulamentos inalterados

São cada vez mais os pilotos inscritos com licença de concorrente alargando por isso a forte competição de equipas do CNTT onde pontuam os dois melhores SSV e o melhor piloto de moto de entre os que se inscreverem com as referidas licenças.

Um outro aspeto a salientar é o de que se mantém inalterada a regra de a pontuação final do campeonato prescindir da pior classificação de cada piloto, pese o facto de o CNTT ter sido amputado de duas das suas provas.

300 quilómetros em dois dias de competição

A Baja TT do Pinhal será a 2ª jornada de 2020 depois do já disputado Raid TT a Góis. A prova beirã o seu centro nevrálgico instalado em Vila Velha de Rodão e uma estrutura competitiva adaptada às regras impostas pela DGS para que se possa manter o distanciamento social que a pandemia ainda exige. Nesse sentido, foi suprimido o prólogo, a super especial, bem como o briefing que passará a ser escrito e a distribuição de prémios. No Sábado terão lugar as tradicionais verificações, seguidas de um primeiro setor seletivo com 80 km. No Domingo disputam-se dois troços um com 140 e outro com 80 Km.

Etapa 1
Etapa 2

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *